Suporte para o FreeFlow VI Interpreter   D1w

O FreeFlow VI Interpreter (FF VII) é uma licença de software opcional pré-instalada na DocuSP que você pode ativar para interpretar a linguagem VIPP (Variable-data Intelligent PostScript Printware). Em geral o VIPP e o FreeFlow VI Interpreter são usados de forma intercambiável. No entanto, o FF VI Interpreter refere-se ao software usado para interpretar os comandos VIPP. O VIPP é usado para discutir tudo que estiver relacionado aos comandos VIPP ou aos aplicativos baseados em VIPP.

A linguagem VIPP é uma linguagem de programação aberta que usa a flexibilidade de PostScript para elaborar documentos dinâmicos. Introduzido em 1993, o VIPP permite a composição de documentos variáveis na impressora em tempo real. O VIPP utiliza os mesmos conceitos de construção dinâmica de documentos que o LCDS. As fontes, formulários e imagem residem nos diretórios da impressora.

A composição de página é controlada pela interpretação dos comandos VIPP dentro de um dos seguintes itens:

Esses arquivos, juntamente com os recursos (fontes, imagens, formulários, etc), são armazenados em bibliotecas no disco rígido do dispositivo (ou localizados em um servidor conectado à rede). Geralmente, com documentos criados usando o FF VI Interpreter, somente os dados variáveis são enviados pela rede em tempo de execução.

Para completar as informações sobre o FreeFlow VI Interpreter e a linguagem VIPP, consulte o Manual de Referência de Linguagens do FreeFlow VIPP no CD de documentação do FreeFlow VI Suite fornecido com o kit VIPP.

Verificação da presença do software VIPP

Para verificar se o FreeFlow VI Interpreter está instalado no sistema, utilize uma janela do terminal UNIX para assegurar-se de que os diretórios /usr/xgf e /usr/xgfc existam no sistema.

  1. Faça login como Administrador do sistema.
  2. No menu Sistema, selecione [Janela do terminal UNIX].
  3. No prompt do shell ($) digite su (e pressione <Entrar>). Então, digite sua senha de superusuário e pressione <Entrar>.
  4. No prompt de root (#), digite ls -a /usr (com um espaço após Ls e -a) e pressione <Entrar>. Observação: Como aternativa, no prompt de root você pode digitar o comando pkginfo | grep VIP. Este procedimento também lhe fornecerá o nome do pacote VIPP instalado, se presente no sistema.
  5. Veja se xgf e xgfc estão exibidos como diretórios. Se estiverem, o software FreeFlow VI Interpreter está instalado. Se estiverem, o software FreeFlow VI Interpreter NÃO está instalado. Geralmente, o software FreeFlow VI Interpreter é pré-instalado no sistema.
  6. No prompt de root (#), digite exit e pressione <Entrar>.
  7. No prompt de shell ($), digite exit e pressione <Entrar>.

Verificação da presença da licença FreeFlow VI Interpreter

Para imprimir trabalhos VIPP com mais de 200 páginas (que superam o modo de demonstração), você deve verificar se a licença FreeFlow VI Interpreter está instalada e ativada no sistema. Para fazê-lo, siga as etapas contidas no procedimento Verificação das opções instaladas com o Gerenciador de licenças na seção Etapas de configuração requeridas deste guia.

Instalação do software ou licença FreeFlow VI Interpreter, se necessário

Para instalar o software ou licença FreeFlow VI Interpreter no sistema, se necessário, siga as instruções fornecidas no Manual de Referência de Linguagens do FreeFlow VIPP que se encontra no CD de documentação do FreeFlow VI Suite fornecido como parte do kit de envio.

Armazenamento de recursos VIPP na impressora

Para suportar a impressão de trabalhos VIPP individuais, os recursos (Componentes de documentos reutilizáveis) para cada trabalho deverão ser armazenados em vários subdiretórios do diretório /usr no sistema. Estes recursos consistem nos arquivos do tíquete do descritor de trabalhos (JDT), arquivos mestre do banco de dados (DBM), formulários e outros arquivos identificados com extensões de arquivo como .ps, .eps, .tif, .jpg e .dbf. Consulte o Manual de Referência de Linguagens do VIPP fornecido com o software FreeFlow VI Interpreter para obter uma explicação completa destes arquivos.

Para armazenar recursos na impressora, execute as seguintes etapas:

  1. Faça login no sistema selecionando [Login…] no menu Login.
  2. Selecione Administrador do sistema como o tipo de usuário na caixa de listagem suspensa Usuário.
  3. Digite a senha do Administrador do sistema e clique em [OK].
  4. Insira um CD na unidade de CD-ROM que contém os recursos a serem usados com os trabalhos VIPP.
  5. No menu Sistema, selecione [Janela do terminal UNIX].
  6. No prompt do shell ($) digite su (e pressione <Entrar>). Então, digite sua senha de superusuário e pressione <Entrar>.
  7. No prompt de root (#), digite /usr/openwin/bin/filemgr& e pressione <Entrar>.
  8. Selecione CD no gerenciador de arquivos e clique com o botão direito do mouse no arquivo que deseja copiar. Selecione copiar no menu pop-up.
  9. Selecione o diretório local desejado no sistema e selecione colar no menu pop-up. Os seguintes tipos de arquivos devem ser copiados nos diretórios indicados:
  10. Os arquivos .jdt vão para /usr/xgfc/jdtlib. Os arquivos .dbm vão para /usr/xgfc/formlib. Os arquivos .ps e .eps vão para /usr/xgfc/formlib. Os arquivos .tif ou .jpg vão para /usr/xgfc/imglib. Os arquivos .dbf vão para qualquer biblioteca como /usr/xgfc/mislib. As fontes PostScript podem ser instaladas usando uma seleção de fontes PDL no menu Administração do sistema ou serem colocadas em /usr/xgfc/fontlib.

    Observação: Consulte VIPP Projects para obter informações adicionais sobre como usar o VI Projects.

  11. Quando terminar de copiar os arquivos, selecione [Fechar gerenciador de arquivos] no menu Arquivo.
  12. No prompt de root (#), digite exit e pressione <Entrar>.
  13. No prompt de shell ($), digite exit e pressione <Entrar>.

FreeFlow VI Projects

O FreeFlow VI Projects permite que os aplicativos VIPP imprimam mais facilmente. Todos os recursos para um trabalho específico podem agora ser armazenados no sistema em uma única pasta de trabalho. Quando o FreeFlow VI Interpreter é instalado, uma pasta “projetos” é criada no diretório /usr/xgfc. Esse é o local padrão, porém o usuário pode especificar qualquer pasta e nome de projeto. Um VI Project Container (.vpc) é uma versão compacta de uma pasta de trabalho. Ele contém tudo que um aplicativo VIPP precisa para imprimir. A DocuSP aceita a impressão direta de um arquivo vpc pelo caminho de impressão. Isso torna a impressão de um aplicativo VIPP tão simples quanto imprimir o arquivo .vpc em uma fila. É necessário editar as propriedades da fila e selecionar a opção de filtro. Selecione uma das três opções VIPP para o filtro, como “Implementar e imprimir”. Quando uma fila é configurada com o filtro VI Project Container filter (vpcf) definido para “Implementar e imprimir", o usuário pode simplesmente processar lpr (imprimir) de um arquivo .vpc para essa fila. A DocuSP expande automaticamente o arquivo vpd, instala os arquivos do recurso VIPP nos locais de pasta corretos e executa os aplicativos. O uso do VI Projects é altamente recomendável.

Adição de uma nova fila para aceitar o FreeFlow VI Interpreter

Para adicionar uma nova fila ao sistema, siga as etapas contidas no procedimento Utilização do Gerenciador de filas, na seção Menu de seleção NOS deste guia.

Observação: Sistemas com a licença Pacote de Produtividade ativada não podem processar mais do que um trabalho por fluxo de uma vez, independentemente do número de filas por fluxo existentes no sistema.

Dedicar a nova fila ao processamento de trabalhos VIPP (por fluxo)

  1. Faça login no sistema selecionando [Login…] no menu Login.
  2. Selecione Administrador do sistema como o tipo de usuário na caixa de listagem suspensa Usuário.
  3. Digite a senha do Administrador do sistema e clique em [OK].
  4. Abra o Gerenciador de filas selecionando [Fila] na lista de gerenciadores exibida.
  5. Selecione a fila recentemente criada e dê um clique duplo com o mouse do sistema para abrir Propriedades da fila.
  6. Selecione o a guia Configurações PDL.
  7. Clique no botão PDF/PostScript e faça o seguinte:
  8. Fila protegida: Selecione o botão de opção Protegida para que a fila termine quaisquer configurações da impressora feitas por PS PDL após a conclusão do trabalho. Selecione [Não protegida] somente se desejar que as configurações PDL alteradas sejam mantidas de trabalho a trabalho.

    Arquivo de inicialização: A finalidade de um Arquivo de inicialização é colocar um cabeçalho VIPP em um fluxo de dados que não contenha o comando iniciar necessário no início do arquivo de dados (como STARTLM, STARTDBM ou STARTXML). Para fluxos de dados VIPP típicos, contendo o comando iniciar, selecione [Nenhum] para a configuração do Arquivo de inicialização. Para os fluxos de dados VIPP que não contêm um comando iniciar, consulte o Manual de Referência de Linguagens do FreeFlow VIPP ou contate o representante Xerox para aconselhar-se sobre a configuração apropriada do Arquivo de inicialização.

  9. Defina a resolução desejada para a fila. A configuração recomendada são 600 dpi.
  10. Selecione um dispositivo de acabamento no menu Acabamento padrão (se disponível).
  11. Selecione o a guia Configurações.
  12. Defina a configuração de entrada para [Por fluxo].
  13. Clique em <OK>.

Configuração de materiais de impressão e bandejas compatíveis com VIPP

Ative as configurações sob Preferências do sistema

  1. Se necessário, faça login como Operador ou Administrador do sistema no menu Login.
  2. No menu Configuração do sistema, selecione [Preferências do sistema].
  3. Selecione a guia Materiais e bandejas.
  4. Ative a opção Permitir seleção de bandeja pela fila marcando a caixa de seleção Opções. Se esta Opção estiver ativada, um menu suspenso de Seleção de material aparecerá na guia Material do Gerenciador de filas.
  5. Clique em <OK> para salvar as configurações.

Seleção de materiais (bandejas de alimentação) compatíveis com a fila VIPP

  1. Se necessário, faça login como Operador ou Administrador do sistema no menu Login.
  2. Abra o Gerenciador de filas selecionando [Fila] na lista de gerenciadores exibida.
  3. Selecione uma fila VIPP e dê um clique duplo com o mouse do sistema para abrir Propriedades da fila.
  4. Selecione a guia Material.
  5. No menu suspenso Seleção de material, selecione [Programar material (ou Bandeja de alimentação)]. Observação: Se a bandeja de alimentação estiver selecionada, será usada exclusivamente para todos os trabalhos na fila. Isso talvez não seja desejável para trabalhos VIPP solicitando um nome de material que seja de fato uma definição de material usando diversas bandejas de impressora preferidas contendo vários tamanhos de materiais (definidos usando a Biblioteca de materiais no Gerenciador de impressoras).
  6. No menu suspenso Nome, selecione um nome de material (ou definição). Clique no botão Lista de materiais... para mais seleções.
  7. Clique em <OK> para salvar as configurações.

Definição de materiais de impressão com o gerenciador de impressoras

  1. Se necessário, faça login como Operador ou Administrador do sistema no menu Login.
  2. Abra o Gerenciador de impressoras selecionando [Impressora] na lista de gerenciadores exibida.
  3. Selecione a guia Biblioteca de materiais.
  4. Utilize o menu Exibir para ativar a exibição das colunas Bandeja preferida e Tamanho auto (se ainda não estiver exibida).
  5. Na lista de materiais exibidos, dê um clique duplo em qualquer linha de seleção de material.
  6. No menu pop-up, selecione [Novo material...] para criar um novo material, ou em [Propriedades...] para exibir as propriedades do material atualmente selecionado.
  7. Assegure-se de que o Nome do material seja o nome que você gostaria de selecionar para a fila usar com os trabalhos VIPP.
  8. No diálogo Propriedades..., utilize o mouse do sistema para colocar uma marca na caixa Opção de tamanho auto. O parâmetro Tamanho auto indica se o material nomeado poderá ser carregado em bandejas (preferidas) de diversos tamanhos para suportar trabalhos VIPP.
  9. No diálogo Propriedades..., utilize o mouse do sistema para colocar uma marca nas caixas de Bandejas preferidas. As bandejas preferidas são uma lista de bandejas de alimentação que indicam os materiais a carregar, compatíveis com trabalhos VIPP.
  10. Clique em <OK> para salvar as configurações.

Configuração de empilhadores compatíveis com VIPP

  1. Se necessário, faça login como Operador ou Administrador do sistema no menu Login.
  2. Abra o Gerenciador de impressoras selecionando [Impressora] na lista de gerenciadores exibida.
  3. Selecione a guia Empilhamento.
  4. Para definir as propriedades de todos os empilhadores do sistema, selecione [Configurações] no menu suspenso Empilhador. Para definir propriedades para empilhadores individuais, selecione um Empilhador individual na lista da janela Empilhamento e clique com o botão direito do mouse . Selecione [Configurações] na janela pop-up.
  5. Ative a configuração denominada Permitir anulação da PDL marcando a caixa de seleção da configuração.
  6. Clique em <OK> para salvar a configuração.

Ativação de FTP e NFS compatíveis com VIPP

Para assegurar-se de que FTP esteja ativado, faça login como Administrador do sistema usando o menu Login. Digite a senha do Administrador do sistema. No menu Configuração, selecione [Diagnósticos remotos/FTP]. Selecione ]Ativar FTP] e <OK>.

Assegure-se de que o Perfil de segurança do sistema esteja ajustado para Nenhuma, Baixa ou Média (não protegidas) para ativar as comunicações FTP (Compartilhamento de arquivo de rede) com as estações de trabalho do DigiPath 3.0 e 2.x. Consulte o procedimento Seleção e criação de Perfis de segurança na seção Etapas de configuração recomendadas deste guia para obter instruções. Para o FreeFlow MakeReady, consulte a documentação do MakeReady para obter informações sobre configuração e configuração de rede.