Salvar arquivos em unidades da rede  D1o

Quando corretamente configurado, o sistema suporta o arquivamento em rede usando FTP ou SMB em um ambiente TCP/IP. O sistema também pode ser configurado para suportar o arquivamento em unidades montadas NFS (Network File System) compartilhadas (Linux/Unix/Windows executando Services para Unix).

Acesso ao recurso de arquivamento em rede

Os usuários podem acessar este recurso de diferentes maneiras, inclusive:

clicando no botão Copiar e selecionando a guia Avançado (somente NFS).
Clicando no botão Digitalizar para arquivo e, então, selecionando a guia Básica (FTP, SMB e NFS).
Clicando no botão Gerenciador de trabalhos, selecionando um trabalho, escolhendo Propriedades e, então, selecionando um Destino (NFS somente).
Clicando no botão Gerenciador de trabalhos e, então, selecionando a guia Salvo (NFS somente, para sistema sem a licença Pacote de Produtividade ativada).
Clicando no botão Imprimir e selecionando Trabalhos salvos no menu suspenso Diretório (NFS somente, para sistemas com a licença pacote de Produtividade ativada).

Utilização das configurações de Destino ou Salvar em (somente FTP/SMB)

Independentemente do nome exibido, a finalidade das configurações de Destino ou Salvar em é permitir que os usuários salvem os trabalhos em unidades da rede (e em outros sistemas disponíveis).

Para salvar um arquivo em uma unidade da rede, execute as seguintes etapas:

  1. Acesse as configurações Destino ou Salvar em com um clique em um dos botões mostrados em negrito acima.
  2. Quando disponível (por meio do botão Copiar, por exemplo), selecione o botão de opção Imprimir e Salvar ou Salvar para ativar as configurações de Salvar em.
  3. Quando disponível, clique no botão Salvar em....
  4. Selecione o método de salvar no menu suspenso Diretório.
  5. Quando solicitadas, digite as informações solicitadas de login do servidor e clique em <OK>.
  6. Se a autenticação da rede for satisfatória, selecione o diretório de destino na lista exibida dos diretórios do servidor e clique em <OK>.
  7. No menu suspenso Salvar formato, selecione o formato que você deseja usar ao salvar o arquivo.
  8. Com o documento carregado no recirculador de originais, clique em <Iniciar> para digitalizar e salvar seu trabalho.

Configurações de comunicação requeridas para suportar o arquivamento em rede

Assegure-se de que TCP/IP e DNS estejam adequadamente configurados como indicado no procedimento de Configuração TCP/IP contido na seção Etapas de configuração requeridas deste guia. Se DNS não estiver configurado corretamente, você terá que usar o Endereço IP para acessar o servidor remoto.

Assegure-se de que o protocolo de arquivamento desejado (FTP ou SMB) esteja ativado ao efetuar login no sistema como Administrador do sistema e, então, selecionar [Configuração da rede...] no menu Configuração. Selecione a guia SMB/FTP e, então, selecione [Ativar] como a configuração para o protocolo de arquivamento. Clique em <OK>.

Para suportar o arquivamento SMB, assegure-se de que WINS esteja ativado, conforme discutido no procedimento de configuração de TCP/IP na seção das etapas de configuração requeridas deste guia. Se WINS não estiver ativado, você terá que usar o Endereço IP para acessar o servidor remoto. Se não houver um servidor WINS especificado, o servidor remoto deverá estar localizado na mesma sub-rede para que a resolução do nome seja satisfatória.

Configuração de Digitalizar para arquivo com NFS

Observação: Você deverá efetuar login como raiz (ou usuário com privilégios suficientes) no sistema local Linux/UNIX para executar esta operação com sucesso.

A partir do sistema de armazenamento remoto Linux/UNIX

  1. Como raiz, use a documentação fornecida com a sua versão do sistema operacional Linux/UNIX para criar um diretório compartilhado NFS onde deseja armazenar as imagens digitalizadas.
  2. Observação: Todas as solicitações NFS serão enviadas usando a uid da raiz e gid de xrxgrp. Assegure-se de que o compartilhamento NFS permita o acesso de gravação para todos os usuários (outros), ou pelo menos para o grupo xrxgrp (gid). Também assegure-se de que o compartilhamento NFS não seja somente de leitura e que tenha uid e gid corretos.

  3. Registre o endereço IP e caminho com a trajetória completa para o compartilhamento NFS. O endereço IP é recomendado porque sempre funciona desde que as configurações do roteador padrão e de rede estiverem corretas, mesmo sem a execução de um serviço de nome.

    EXEMPLO: <IPaddress> /local/var/spool/data

Observação: Esteja ciente de que este sistema de arquivo deverá ter espaço livre suficiente para armazenar as imagens digitalizadas e o backup normal e remoção de imagens antigas é importante.

Na tela da DocuSP

  1. A partir da tela principal da DocuSP, efetue login como Administrador do sistema com a senha correta.
  2. Selecione o menu Sistema e, então, selecione a [janela terminal UNIX].
  3. Quando a janela terminal aparecer, DIGITE:
  4. su <RETURN>

  5. Digite a senha de superusuário e pressione a tecla <RETURN>. O sistema irá exibir um prompt de "#". Digite o comando cd /etc para mudar para o diretório /etc. Digite o comando cp vfstab vfstab.bak para fazer uma cópia de backup do arquivo vfstab. Nesta etapa, substitua o endereço IP real do sistema remoto por <Ipaddress> e substitua o caminho do diretório real no sistema remoto por /local/var/spool/data. Digite o comando em uma única linha. Há 6 caracteres [TAB] (pressione a tecla <TAB>, não digite [TAB]) separando cada uma das sete entradas listadas entre aspas.
  6. echo "<IPaddress>:/local/var/spool/data[TAB] - [TAB] /var/spool/XRXnps/saved [TAB] nfs [TAB] - [TAB] yes [TAB] soft,bg,retry=5" >> vfstab

  7. Digite o comando poweroff para desligar a impressora.
  8. Aguarde 30 segundos e, então, ligue a impressora. A montagem estará ativa agora.

Observação: Se a montagem falhar devido a um erro na entrada vfstab, o vfstab original poderá ser restaurado emitindo o comando cp /etc/vfstab.bak /etc/vfstab na linha de comando quando o login for efetuado como raiz ou superusuário.