Sistema de impressão comum UNIX (CUPS)  C1h

O CUPS (Common Unix Printing System) foi criado pela Easy Software Products em 1998 como uma substituição de modem para o Berkeley Line Printer Daemon (LPD) e sistema AT&T Line Printer (LP), projetados nos anos 70 para a impressão de texto para impressoras de linha.

Atualmente disponíveis para download de várias fontes na Internet, como www.cups.org, o CUPS é oferecido em códigos de origem e em distribuições binárias.

Antes de começar

Assegure-se de que IPP e a Porta 9100 estejam ativadas na impressora.

  1. No menu Configuração da impressora, selecione [Gateways…] e, então, a guia IPP. Assegure-se de que os campos de URL da impressora estejam preenchidos. O formato correto para cada campo é: http://<nome da controladora>.<nome do domínio>.com:631/servlet/IPPServlet.IppPrinter. Observe que <nome da controladora>.<nome do domínio>.com podem ser substituídos pelo endereço IP da impressora. Se as seleções IPP não estiverem disponíveis, selecione [Licenças de funções…] no menu Configuração e assegure-se de que a licença IPP esteja presente e ativada. Instruções completas estão disponíveis no procedimento Verificação das opções instaladas com o Gerenciador de licenças na seção Etapas de configuração requeridas deste guia.
  2. No menu Configuração da impressora, selecione [Gateways…] e, então, a guia Soquete. Assegure-se de que a Porta 9100 esteja ativada. Se não estiver, selecione a [Porta 9100], clique com o botão direito do mouse e selecione [Ativar]. Clique em <Aplicar> ou <OK> para salvar a nova configuração. Se as seleções da Porta 9100 não estiverem disponíveis, selecione [Licenças de funções...] no menu Configuração e assegure-se de que a licença do Soquete TCP/IP esteja presente e ativada. Instruções completas estão disponíveis no procedimento Verificação das opções instaladas com o Gerenciador de licenças na seção Etapas de configuração requeridas deste guia.

Instalação do CUPS em uma estação de trabalho UNIX

As instruções para a instalação e compilação do CUPS estão contidas no "CUPS Software Administrators Manual", escrito e protegido por copyright pela Easy Software Products e disponível para download em www.cups.org/documentation.php. O guia "Overview of the Common UNIX Printing System, Version 1.1" da Easy Software também está disponível neste site.

Uma descrição de um estudo de caso da compilação e instalação do código de origem do CUPS em uma máquina FreeBSD 4.2, poderá ser examinada no artigo intitulado "Using CUPS--the Common UNIX Printing System" de Ralph Krause, disponível em www.cups.org, por meio das seleções links/documentation/tutorials/BSD Today - Using CUPS. Os locais dos diretórios para os arquivos CUPS, como descritos neste artigo, são os seguintes:

- Os programas foram copiados em /usr/local/bin e usr/local/sbin.
- A documentação foi copiada em /usr/local/share/docs/cups.
- Um diretório chamado /usr/local/share/cups foi criado para vários arquivos de dados do CUPS.
- Os arquivos de configuração foram copiados em /usr/local/etc/cups.

A distribuição binária do CUPS está disponível no formato tar com scripts de instalação e remoção, bem como nos formatos rpm e dpkg para as versões RedHat e Debian do Linux. Após fazer login na estação de trabalho como root (su) e fazer download dos arquivos apropriados para o diretório root, terá início o processo de instalação do CUPS como se segue:

Formato tar:

Depois de descompactar os arquivos tar, execute o script de instalação com ./cups.install (e pressione <Enter>).

Formato RPM:

rpm -e lpr
rpm -i cups-1.1-linux-M.m.n-intel.rpm (e pressione <Enter>).

Formato Debian:

dpkg -i cups-1.1-linux-M.m.n-intel.deb (e pressione <Enter>).

Observação: As versões 7.3 e mais recentes do RedHat Linux oferecem suporte para o CUPS. Portanto, não será necessário fazer download do software. Além disso, o CUPS é o sistema de impressão padrão utilizado pela Mandrake Linux.

Instalação do PPD Xerox na estação de trabalho

O PPD Xerox para o CUPS está disponível em um dos CD-ROMs fornecidos com a impressora e disponível para download da Internet em www.xerox.com.

No CD-ROM ou do arquivo obtido por download da Internet, com privilégios de root, copie o PPD na pasta de ppd cups da estação de trabalho. Se você não tiver certeza sobre o local da pasta, faça uma busca para localizar os ppds. Um exemplo de local dos arquivos ppd.gz no RedHat 8.1 é /usr/share/cups/model.

Adição de uma impressora Xerox

  1. Utilize o comando PS para assegurar-se de que o daemon CUPS esteja em execução. O daemon poderá ser reiniciado no Linux usando o script init.d criado durante a instalação de CUPS RPM. O comando é > /etc/init.d/cups restart. Uma entrada de diretório ou script similar deverá ser criada em System V e BSD. Como exemplo de compilação e instalação de CUPS em uma máquina FreeBSD 4.2 de um código de origem, execute cupsd de /usr/local/sbin. (cd /usr/local/sbin cupsd pressione <Enter>).
  2. Digite http://localhost:631/admin na caixa de endereço do navegador da web (URL) e pressione <Enter>.
  3. Para a ID do usuário, digite root. Para a senha solicitada, digite a senha root.
  4. Clique em [Adicionar impressora] e siga os comandos da tela para adicionar a impressora à lista de impressoras do CUPS.

Impressão com CUPS

O CUPS é compatível com o uso dos comandos de impressão System V (lp) e Berkeley (lpr).

Utilize a opção -d com o comando lp para imprimir de uma impressora específica.

lp -dprinter filename (<Enter>)

Utilize a opção -P com o comando lpr para imprimir de uma impressora específica.

lpr -Pprinter filename (<Enter>)

Para obter informações completas sobre os recursos de impressão do CUPS, consulte o "CUPS Software Users Manual", disponível em www.cups.org/documentation.php.