Execução de uma verificação do sistema de arquivos (FSCK)  E1g

Quando executar uma verificação do sistema de arquivos

Sempre que ocorrer um desligamento repentino ou impróprio do sistema.

Quando, durante uma inicialização, aparecer uma mensagem do tipo: Digite Ctrl -d para prosseguir com uma inicialização normal, (ou forneça a senha root para a manutenção do sistema).

Quando observar um comportamento incomum do software.

Se um comando df -k não exibir todas as partições esperadas.

Como executar uma verificação do sistema de arquivos

O sistema deverá estar em um prompt de ok para inicializar no modo de um único usuário. Para colocá-lo neste prompt de ok, execute o procedimento descrito na Etapa 1 abaixo. Se o sistema já estiver em um prompt de ok, prossiga até a etapa 3 abaixo. Se a mensagem Ctrl -d, descrita acima, aparecer na tela, prossiga até a etapa 4 abaixo.

  1. Faça login no sistema como Administrador do sistema (administ é a senha padrão).
    Selecione Janela do terminal UNIX no menu Sistema.
    No prompt do shell ($) digite su (e pressione Entrar). Então, digite sua senha* de superusuário (root) quando solicitado (e pressione Entrar). (* A senha padrão poderá ser solicitada ao Centro Xerox de Atendimento ao Cliente).
  2. Digite: sync;sync;halt (e pressione Entrar). O sistema sincronizará os sistemas de arquivo e exibirá um prompt de ok.
  3. No prompt de ok, digite: boot -s (e pressione Entrar).
  4. Observação: -s reinicializa no modo de um único usuário. Este procedimento é aconselhável porque o processamento em várias passagens possivelmente poderá excluir os arquivos durante as tentativas de leitura ou gravação de dados.
    O sistema reinicializará e exibirá uma mensagem do tipo: Digite Ctrl -d para prosseguir com uma inicialização normal, (ou forneça a senha root para a manutenção do sistema).

  5. Digite a senha root e pressione Entrar (não haverá feedback na tela durante a digitação da senha).
  6. Observação: Deverá aparecer um prompt de #.
    Se uma mensagem do tipo Digite Ctrl-d para prosseguir como uma inicialização normal... for reexibida, a senha root estará incorreta. Redigite a senha root. (A senha padrão poderá ser solicitada ao Centro Xerox de Atendimento ao Cliente).

  7. Digite: fsck -y (e pressione Entrar).
  8. Observação: -y assume uma resposta positiva para todas as perguntas feitas durante a verificação do sistema.
    Há cinco fases de verificação do sistema que rolarão na tela para cada partição. A Verificação do sistema de arquivos estará completa quando o prompt de # for reexibido.
    Observação: Se uma mensagem, seguida de "Fix? Yes" aparecer, execute fsck -y novamente.

  9. Digite: sync;sync;poweroff (e pressione Entrar) no prompt de #. Aguarde aproximadamente 10 segundos após o desligamento para tornar a ligar o sistema.