Pesquisa de defeitos NetWare Bindery E1d

Utilize a lista de verificação a seguir para pesquisar defeitos de comunicação da rede. Para verificar as configurações na impressora, você terá que fazer login como Administrador do sistema, usando uma senha como administ (a configuração padrão de fábrica).

Verifique o hardware do dispositivo e as placas de interface da rede

  1. Assegure-se de que a impressora esteja ligada.
  2. Assegure-se de que a impressora e a estação de trabalho estejam usando o cabeamento correto para comunicar-se com a rede. Utilize um cabo direto (não cruzado) de categoria 5 UTP para comunicações do tipo 10 BaseT/100 BaseTX e cabeamento Token Ring para redes Token Ring.
  3. Assegure-se de que o cabo, na estação de trabalho e impressora, esteja completamente conectado à Placa de Interface de Rede (NIC). Verifique a luz do link, a qual é normalmente um LED verde, para assegurar-se de que esteja iluminada. Normalmente, mas não sempre, uma segunda luz âmbar no NIC piscará intermitentemente, indicando a presença de tráfego na rede. Se estas luzes não estiverem iluminadas, existe um problema no NIC, um problema de queda na rede ou um problema com o cabo.
  4. Observação: O NIC da impressora está localizada atrás de um painel de acesso na lateral esquerda da estação de impressão. Consulte os procedimentos Conexão do cabo e configuração da velocidade do NIC na seção Etapas de configuração requeridas deste guia para obter o local. Este painel é preso por uma trava para evitar o acesso indesejado ao sistema. Se você tiver dificuldades para acessar o NIC, execute o procedimento a seguir.

  5. Para verificar a função do NIC da impressora usando o software, execute as seguintes etapas:

Faça login no sistema como Administrador do sistema (administ é a senha padrão de fábrica).
Selecione Janela do terminal UNIX no menu Sistema.
No prompt do shell ($) digite su (e pressione Entrar). Então, digite sua senha* de superusuário (root) quando solicitado (e pressione Entrar). (* A senha padrão poderá ser solicitada ao Centro Xerox de Atendimento ao Cliente).
No prompt de root (#), digite ifconfig -a (com um espaço antes do -a) e pressione Entrar.
Se o NIC estiver funcionando, aparecerá como ativo em associação com o Endereço IP da impressora.
No prompt de root (#), digite exit e pressione Entrar.
No prompt do shell ($), digite exit e pressione Entrar.

Verificação das configurações de comunicação na impressora

  1. Selecione Gateways no menu Configuração do sistema. Selecione a guia NetWare.
  2. Observação: Se a guia NetWare não estiver disponível (acinzentada), selecione Licenças de funções... no menu Configuração e assegure-se de que a licença do Gateway Novell NetWare esteja presente e ativada. Instruções para a verificação de licenças estão disponíveis no procedimento Verificação das opções instaladas com o Gerenciador de licenças na seção Etapas de configuração requeridas deste guia. Se a licença não estiver presente, contate o seu representante Xerox.

  3. A guia NetWare indica as rotas da NetWare e os tipos de frames suportados. Configuração auto é a configuração padrão para detecção, mas alterações manuais poderão ser feitas. Assegure-se de que o Tipo de frame e o Número da rede Novell exibidos correspondam às configurações da rede. Para alterar manualmente as informações exibidas, clique no botão Configuração..., selecione Configuração manual e, então, clique em OK. Quando o prompt de Aviso aparecer, clique em OK. Selecione a linha para a configuração que você gostaria de alterar e clique com o botão direito do mouse. No diálogo exibido, selecione Propriedades..., Adicionar... ou Excluir... para exibir um diálogo que permita fazer as alterações desejadas.
  4. Selecione Gateways no menu Configuração do sistema. Selecione a guia Servidor de filas.
  5. Observação: No canto superior esquerdo da janela do Servidor de filas, assegure-se de que a caixa de seleção Ativar NetWare esteja marcada (ativada). O modo do sistema também deverá estar exibido no canto superior esquerdo. Para o Sistema de Escritório (ST), o modo deverá aparecer como Escritório. Para o Sistema de produção (NP/NP+), o modo deverá aparecer como Produção. Se o modo exibido não corresponder ao do sistema, clique no botão Configuração..., selecione o modo correto e clique em OK.

  6. Observe que a janela do Servidor de filas oferece duas tabelas para a configuração da conexão da impressora no servidor NetWare. A tabela superior é utilizada para configurar as conexões de NDS e a inferior para as conexões Bindery. Para satisfatoriamente comunicar-se com o Servidor Novell, a configuração da conexão do servidor deverá ser mostrada na tabela Bindery.
  7. Para exibir mais propriedades de uma configuração de conexão existente, na tabela Bindery, clique com o botão direito do mouse na linha de seleção horizontal e selecione Propriedades... no menu pop-up.
  8. Observação: Para uma conexão Bindery satisfatória, você precisará dos nomes do Servidor de arquivos, do Servidor de impressão, da senha e de um Intervalo de consulta (intervalo de busca da fila).

  9. Se a configuração da conexão não estiver presente na tabela Bindery, você precisará configurar novos parâmetros de conexão para o Servidor Novell. Clique no botão Novo... no canto inferior direito da janela e selecione Novo... no menu pop-up. Siga as instruções de configuração fornecidas sob Configuração do servidor de filas para o seu modo, no procedimento da NetWare (NDS e Bindery) da seção Menu de seleção NOS deste guia.

Verificação das configurações de comunicação na estação de trabalho

Para as estações de trabalho do Windows 95/98/Me/NT4, assegure-se de que o protocolo e o serviço corretos estejam instalados.

  1. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse no ícone de Ambiente de rede (Meus locais de rede no Windows Me).
  2. Clique em Propriedades.
  3. Clique na guia Protocolo (no Windows NT) ou Configuração (no Windows 95/98/Me) para assegurar-se de que o Protocolo IPX/SPX tenha sido carregado. Ele deverá aparecer na lista exibida.
  4. Observação: Se o Protocolo IPX/SPX não tiver sido carregado, clique no botão Adicionar, selecione o Protocolo IPX/SPX na lista disponível e clique em OK. Se o programa de configuração não conseguir encontrar os arquivos requeridos, você terá que clicar em Com disco... para carregar o protocolo do disco de instalação do sistema operacional para esta estação de trabalho.

  5. Clique na guia Serviços (no Windows NT) ou Configuração (no Win. NT) ou na guia Configuração (no Win. 95/98/Me) para assegurar-se de que o Serviço de cliente Microsoft para redes NetWare esteja carregado.

Observação: Se o Serviço de cliente Microsoft para redes NetWare não estiver carregado, clique no botão Adicionar, selecione o Serviço de cliente Microsoft (ou Serviço de rede Microsoft) para NetWare na lista disponível e clique em OK. Se o programa de configuração não conseguir encontrar os arquivos requeridos, você terá que clicar em Com disco... para carregar o serviço do disco de instalação do sistema operacional para esta estação de trabalho.

Para as estações de trabalho do Windows 2000 e XP, assegure-se de que o protocolo e o serviço corretos estejam instalados.

  1. Assegure-se de que o NW Link IPX/SPX/NetBIOS Protocolo de transporte compatível esteja instalado na estação de trabalho. Na área de trabalho do Windows 2000, clique com o botão direito do mouse no ícone de Meus locais de rede e selecione Propriedades. Clique com o botão direito do mouse no ícone de Conexão local e selecione Propriedades. Na área de trabalho do Windows XP, clique em Iniciar, Painel de controle e dê um clique duplo em Conexões de rede. Clique com o botão direito do mouse no ícone de Conexão local e selecione Propriedades. Assegure-se de que o protocolo tenha sido carregado. Se o protocolo não estiver carregado, clique no botão Instalar... e, então, selecione Protocolo como o tipo de componente de rede que deseja instalar. Clique no botão Adicionar... e selecione NWLink IPX/SPX/NetBIOS Protocolo de transporte compatível. Com o Disco de instalação do sistema operacional inteiramente disponível, clique no botão Com disco... e siga as demais instruções.
  2. Assegure-se de que o Serviço do cliente para NetWare esteja instalado na estação de trabalho. Na área de trabalho do Windows 2000, clique com o botão direito do mouse no ícone de Meus locais de rede e selecione Propriedades. Clique com o botão direito do mouse no ícone de Conexão local e selecione Propriedades. Na área de trabalho do Windows XP, clique em Iniciar, Painel de controle e dê um clique duplo em Conexões de rede. Clique com o botão direito do mouse no ícone de Conexão local e selecione Propriedades. Se o Serviço do cliente para NetWare não estiver carregado, clique no botão Instalar... e, então, selecione Cliente como o tipo de componente de rede que deseja instalar. Clique no botão Adicionar... e selecione Serviço do cliente para NetWare. Com o Disco de instalação do sistema operacional inteiramente disponível, clique no botão Com disco... e siga as demais instruções.

Para todas as estações de trabalho, assegure-se de que o driver esteja utilizando a Porta de rede correta para imprimir.

  1. Na área de trabalho do Windows, selecione Iniciar, Configurações, Impressoras (Iniciar/Impressoras e aparelhos de fax no XP), clique com o botão direito do mouse no ícone da impressora e selecione Propriedades. (Observação: Se o ícone da impressora estiver ausente, você precisará instalar ou reinstalar o driver).
  2. Selecione a guia Portas (NT4/2000/XP) ou Detalhes (95/98/Me) e assegure-se de que a porta da rede em uso para imprimir contenha os nomes do Servidor (de arquivos) primário e da Fila de impressão. Se o nome do Servidor (Arquivo) primário não corresponder ao nome mostrado na tabela Bindery da janela do Servidor de filas na impressora, você estará imprimindo para o servidor incorreto na rede. Selecione a porta correta na lista exibida ou utilize o botão Adicionar porta para criar uma nova Porta de rede.
  3. Na guia Geral do driver, envie uma Página de teste para a impressora para verificar se consegue imprimir.

Para todas as estações de trabalho, assegure-se de que a Linguagem de descrição de página (LPD) em uso seja compatível com a impressora.

  1. Para verificar a PDL em uso no driver, imprima um trabalho de teste para arquivo. Abra e exiba o trabalho em um programa de edição de texto como Bloco de Notas. A PDL em uso no driver será revelada nas primeiras linhas exibidas da Linguagem de trabalho da impressora.
  2. A seguir, determine as Linguagens de descrição de página suportadas pela impressora usando o procedimento Verificação das opções instaladas com o Gerenciador de licenças, da seção Etapas de configuração requeridas deste guia.
  3. A PDL em uso no driver e a PDL compatível com a impressora deverão coincidir para garantir uma impressão satisfatória. Se não coincidirem, instale um driver que corresponda às opções da PDL licenciada ou adquira e instale uma licença PDL na impressora que corresponda à saída dos drivers de sua estação de trabalho.

No Servidor (Arquivo) primário, execute estas tarefas:

Utilize PCONSOLE para verificar o login da impressora.

  1. Faça login (com privilégios de Administrador do sistema) no Servidor primário de uma estação de trabalho conectada em rede.
  2. Observação: Embora o uso de PCONSOLE descrito abaixo não requeira privilégios de Administrador do sistema, se desejar fazer modificações ou alterações no arquivo de Configuração da impressora no servidor, precisará fazer login como Administrador do sistema.

  3. Assegure-se de ter uma unidade mapeada para o volume SYS. Este é o volume que contém os diretórios LOGIN e PUBLIC.
  4. No prompt de comando, se você ainda não estiver no diretório PUBLIC, digite cd public e pressione Entrar para passar para ele.
  5. No prompt de PUBLIC, digite PCONSOLE e pressione Entrar.
  6. Quando aparecer a tela de PCONSOLE, observe as informações no topo da tela para assegurar-se de estar conectado ao Servidor de arquivos primário correto. Se correto, o nome do servidor corresponderá ao nome do Servidor de arquivos mostrado na tabela Bindery da janela do Servidor de filas na impressora.
  7. Observação: Se você não estiver conectado ao servidor de arquivos correto, a verificação do login da Impressora ocorrerá no local incorreto.

  8. Sob Opções disponíveis, realce Informações da fila de impressão e pressione Entrar. As Filas de impressão serão exibidas em uma lista. Selecione o nome da Fila de impressão da impressora na lista e pressione Entrar.
  9. Em Informações da fila de impressão, realce Servidores atualmente conectados e pressione Entrar. Se aparecer um Servidor de impressão, a impressora conectou-se à rede de forma adequada. Se nada aparecer, a impressora não se conectou à rede adequadamente. Verifique para ver se a impressora conectou-se a outro servidor ou reinicialize a impressora para ver se ela faz login no servidor de arquivos de forma adequada.
  10. Pressione a tecla Escape tantas vezes quantas forem necessárias para retornar aos menus e telas exibidos, até que o prompt de sair de PCONSOLE apareça. Realce Sim e pressione Entrar.

Se a impressora não tiver feito login, verifique se ela fez login em outro servidor.

  1. Para descobrir quantos Servidores de arquivos há na rede, no prompt de PUBLIC, digite slist e pressione Entrar.
  2. Se você suspeitar de que há outro Servidor de arquivos com um Arquivo de configuração da impressora (com os nomes da Fila e Servidor de impressão), faça login no servidor desejado. Para fazer login em um dos servidores exibidos, digite login (o nome do servidor)\(seu nome de login) e pressione Entrar. Observação: adicione um espaço entre os nomes de login e do servidor.
  3. Assegure-se de que o login da impressora esteja usando PCONSOLE como descrito anteriormente.

Assegure-se da existência de um arquivo de configuração para a impressora.

  1. No Servidor de arquivos primário, após fazer login no servidor, assegure-se de ter uma unidade mapeada para o volume SYS contendo os diretórios LOGIN e PUBLIC.
  2. É necessário que o arquivo de configuração da impressora esteja localizado no Servidor primário, normalmente usando uma estrutura de diretório como: SYS/LOGIN/XEROX. Vá ao diretório XEROX (digitando cd (diretório) Entrar) e assegure-se da existência de um arquivo de configuração da impressora (digitando dir).

Se houver um arquivo de Configuração de impressora disponível, você deverá ver um arquivo com um nome como x (além dos seis últimos dígitos do endereço do NIC (MAC) da impressora). Se o arquivo não estiver presente, você terá que criá-lo ou a impressora não será capaz de comunicar-se pela rede Novell. Consulte a documentação da Novell para obter as etapas posteriores para criar este tipo de arquivo. Para editar um arquivo existente, consulte Edição do arquivo de configuração da impressora abaixo.

Se o arquivo de configuração da impressora estiver presente e corretamente nomeado, verifique os nomes do Servidor de impressão e da fila.

  1. Passe para o diretório PUBLIC (se ainda não estiver nele) digitando cd public [Enter] e digite pconsole e pressione Entrar.
  2. Em PCONSOLE, na tela de Opções disponíveis, selecione Informações da fila de impressão.
  3. Na lista de Filas de impressão exibida, procure a fila para a impressora e anote seu nome (RHINO2_Q, por exemplo).
  4. Na tela Opções disponíveis, selecione Informações do servidor de impressão.
  5. Na lista de Servidores de impressão exibida, procure o servidor para a impressora e anote seu nome (RHINO2_PS, por exemplo).
  6. Pressione a tecla Escape tantas vezes quantas forem necessárias para retornar aos menus e telas exibidos, até que o prompt de sair de PCONSOLE apareça. Realce Sim e pressione Entrar.

Edição do arquivo de configuração da impressora (como necessário)

Observação: Este procedimento requer privilégios de Administrador do sistema.

  1. Altere o diretório (cd login, cd xerox) para exibir o prompt LOGIN\XEROX, normalmente, digite EDIT x (além dos últimos seis dígitos do endereço do NIC (MAC) da impressora) e pressione Entrar.
  2. A sua tela deverá exibir agora uma seqüência de texto similar à seguinte:
  3. PQA1_312:FHINO2_Q:RHINO2_PS:Parallel::

  4. A primeira entrada neste arquivo é o nome do Servidor primário (neste caso PQA1_312), o qual, se correto, corresponderá ao nome do Servidor de arquivos exibido na tabela Bindery da janela do servidor de filas na impressora. A próxima entrada é o Nome da fila (FHINO2_Q), o qual deverá corresponder à fila (RHINO2_Q) exibida em PCONSOLE.
  5. Observação: Este exemplo (FHINO2_Q) mostra uma entrada incorreta para indicar o que você deve procurar.

  6. A próxima entrada é o Servidor de impressão (RHINO2_PS) o qual deverá corresponder ao Servidor de impressão (e neste caso isso ocorre) exibido em PCONSOLE.
  7. A última entrada :Parallel:: aparecerá em todos os arquivos de Configuração de impressora corretos. Observe os dois pontos antes e os dois conjuntos de dois pontos após "Parallel." Se a seqüência não for exatamente igual à mostrada, o arquivo precisará ser recriado.
  8. Para corrigir a entrada incorretamente mostrada para a Fila de impressão, digite RHINO2_Q em vez de FHINO2_Q.
  9. No menu Arquivo, selecione Nova e pressione Entrar.
  10. Quando solicitado a salvar o arquivo carregado, selecione Sim e pressione Entrar.
  11. Após alterar o arquivo de Configuração da impressora no Servidor (Arquivo) primário (que a impressora consulta ao fazer login na rede), reinicialize a impressora para permitir que ela faça um login atualizado na rede Novell. Aguarde dois ou três minutos para que a impressora faça login.

Assegure-se de que a impressora esteja agora conectada à rede.

Utilização de USERLIST: No prompt de PUBLIC (cd public), digite userlist e pressione ENTRAR. Se a impressora tiver feito login na rede corretamente, seu nome de Servidor de impressão (RHINO2_PS, por exemplo) deverá ser exibido na lista juntamente com o horário do login.

Observação: Considerando-se que a impressora faz login no servidor como usuário, você NÃO deverá exceder o número máximo de licenças de usuário Novell ou o login na impressora falhará.

Utilização de PCONSOLE: Consulte o procedimento acima descrito sob Utilize PCONSOLE para verificar o login da impressora.

Verifique se a falta de Licenças Novell está impedindo a impressora de fazer login.

No Console do servidor, com monitor.nlm em execução, digite a versão para exibir o número instalado de licenças de usuário. Para comparação, na tela do monitor na janela denominada Informações para o servidor, aparecerá o número total de licenças em uso. Suspeita de problema no servidor

Suspeita de problema no servidor

Se todas as etapas anteriores da pesquisa de defeitos tiverem sido seguidas e mesmo assim a impressora não conseguir fazer login de forma correta na rede, o problema pode estar no servidor. Neste caso, recomendamos excluir o arquivo de Configuração da impressora atual e todas as entradas do servidor associado, reconfigurar o arquivo de configuração e instalar um servidor de impressão (crie uma Fila, um Servidor de impressão e defina uma impressora), como indicado na documentação Novell.